quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Confecção da apostila dos Jogos do PIBID-QUÍMICA IFCE-CAMPUS QUIXADÁ

  • Na produção da Apostila foram registradas fotos dos jogos e suas fichas de instruções, caso aconteça dados ou outras turmas que deseja aplicar o jogo ou produzi-los é só seguir a ordem. 


Ex: 



NOME: Quimicando ENEM.
OBJETIVOS:
1. Trabalhar com questões das provas dos anos anteriores do ENEM de forma que se possam construir  elos coesivos, perceber qual a estrutura das questões do ENEM e como o conhecimento sobre determinado assunto é cobrado.
2. Conhecer algumas competências e habilidades do ENEM.
3.  Trabalhar o respeito e interação.
ELABORADORES: Gleison Lopes e Guilberth Ferreira.
ANO: Terceiro ano.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
ASSUNTO (S): Questões do ENEM diversas (Abordando conteúdos de Química Orgânica, Ambiental, Geral, Físico- Química).
GRAU DE DIFICULDADE: Médio.
DIMENSÃO POR GRUPO: 10-12 alunos por grupo, assim observa-se o total de alunos presentes em sala de aula para dividir os grupos.
COMPOSIÇÃO DO MATERIAL: TNT, cartolina, caixa de sapato, impressões, papel adesivo
QUANTIDADE DE PEÇAS: Dois painéis, uma caixa, vinte questões, vinte estrelas, folha contendo competência e habilidade e gabarito.





















OBSERVAÇÕES:
·         Os alunos no início da aula vão ter contato com o painel dois para organizarem suas ideias no momento de responder as questões.
·         A sala poderá ser dividida em três grupos, dependo do total de alunos presentes.
·         Será feito um sorteio para saber qual a ordem a ser seguida no momento de responder as questões (o professor decide a forma de realização desse sorteio).
·         Cada grupo vai responder a uma questão retirada do painel um utilizando o painel dois (é necessário fazer uma associação).
·         Cada questão acertada vai valer uma estrela.
·         Não será permitida troca de informações entres membros de grupos opostos ou qualquer outro de aborrecimento que atrapalhe o andamento da atividade, sobre pena de perder uma estrela.
·         O desafio acabar quando a aula chegar ao fim, mesmo que nem todas as questões não tenham sido respondidas.
·         Vencerá o desafio a equipe que no final da atividade estive com a maior quantidade de estrelas.
·         Quando as questões estiverem sendo retiradas do painel cabe ao professor identificar essa questão e ler qual competência e habilidade está sendo trabalhada com aquela questão.(Obs! Só apenas caso o aplicador desejar criar suas competências e habilidade de cada questão)


















DESCRIÇÃO DE COMPETÊNCIA E HABILIDADE POR QUESTÃO

Q1- Competência 3, Habilidade 12.
Q2- Competência 3, Habilidade 12.
Q3- Competência 6, Habilidade 21.
Q4- Competência 7, Habilidade 25.
Q5- Competência 5, Habilidade 18.
Q6- Competência 6, Habilidade 21.
Q7- Competência 6, Habilidade 21.
Q8- Competência 5, Habilidade 17.
Q9- Competência 3, Habilidade 8.
Q10- Competência 3, Habilidade 10.
Q11- Competência 7, Habilidade 24.
Q12- Competência 7, Habilidade 23.
Q13- Competência 3, Habilidade 12.
Q14- Competência 7, Habilidade 24.
Q15 ------
Q16 ------
Q17- Competência 7, Habilidade 24.
Q18- Competência 7, Habilidade 24.
Q19- Competência 5, Habilidade 17.
Q20- Competência 7, Habilidade 24.
Q21- Competência 7, Habilidade 24.
Q22- Competência 4, Habilidade 15.





NOME: Baralho Químico
OBJETIVOS:
1. Trabalhar com questões da tabela periódica formando famílias.
2. Trabalhar o respeito e interação.
ELABORADORES: Jerlane Castro
ANO: Primero ano do ensino médio
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
ASSUNTO (S): Questões da tabela periódica
GRAU DE DIFICULDADE: Médio.
DIMENSÃO POR GRUPO: até 4 jogadores, seguindo as mesmas regras do baralho.
COMPOSIÇÃO DO MATERIAL: Cartas coloridas com elemento e seu número atômico, papel adesivo, guardado dentro de uma caixa de relógio restaurada.
QUANTIDADE DE PEÇAS: 30 cartas.
















FICHA DE JOGO
OBSERVAÇÕES:
·         Os alunos no início do jogo, os jogadores vão ter contato com as cartas.
·         Poderá conter até 5 jogadores.
·         Será feito uma mistura nas cartas, e depois de embaralhadas, dívida entre os jogadores, (Lembrando que o jogador adversário não poderá ver as suas cartas, mesma regra do baralho tradicional)
·         Não será permitida troca de informações entres adversário com intenções de atrapalhar o jogador que estiver puxando a carta.
·         O desafio acabar com o jogador que formar a primeira família completa, tornando-se o vencedor.




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