Motivado pelo sentimento
inclusivo e pela inovação em temas de monografia, o estudante Belchior Junior
(bolsista PIBID), ousou e adentrou por caminhos poucos percorridos por alunos
de Licenciatura em Química. Após uma visita técnica da disciplina de Projetos
Sociais, realizada na comunidade indígena Jenipapo-Kanindé em Aquiraz, ele
percebeu a carência de pesquisas nessa área e optou pelo seguinte tema: O
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA JENIPAPO-KANINDÉ.
Mesmo encontrando resistência por
parte de muitos professores para orientação do trabalho não desistiu. Após
muita procura encontrou na professora Natália Parente (coordenadora PIBID) e no
professor Elder Vidal o combustível extra para realização dessa pesquisa.
Foram meses de leituras e visitas
para que o trabalho ganhasse forma e fosse para banca examinadora, que embarcou
na leitura e no mundo fascinante dessa comunidade indígena.
No dia 25 de maio de 2016 a
monografia foi defendida, literalmente, e obteve conceito aprovado.
Belchior Junior relata emocionado:
Não foi fácil, mas consegui, as
vezes estamos fadados aos repetitivos trabalhos que abordam a química como uma
disciplina difícil e buscam artifícios para que essa imagem seja desfeita. Sem
desmerecer o trabalho de ninguém, mas precisamos perceber a Química como uma
disciplina interdisciplinar e multicultural. Por isso a escolha desse tema.
E reforça dizendo:
Precisamos conhecer a essência
dos índios e percebê-los como donos de sabedoria inigualável para assim
defendê-los. Ao povo Jenipapo-Kanindé que foram luz e inspiração para esse
trabalho, muito obrigado.
Parabéns Belchior Junior, estamos orgulhosos muito sucesso
em suas novas caminhadas.
Abraço.
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