- Na produção da Apostila foram registradas fotos dos jogos e suas fichas de instruções, caso aconteça dados ou outras turmas que deseja aplicar o jogo ou produzi-los é só seguir a ordem.
Ex:
NOME: Quimicando ENEM.
|
OBJETIVOS:
1. Trabalhar com questões das provas dos anos
anteriores do ENEM de forma que se possam construir elos coesivos, perceber qual a estrutura das
questões do ENEM e como o conhecimento sobre determinado assunto é cobrado.
2. Conhecer algumas competências e
habilidades do ENEM.
3. Trabalhar o respeito e interação.
|
ELABORADORES: Gleison Lopes e
Guilberth Ferreira.
|
ANO: Terceiro ano.
|
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Natureza
e suas Tecnologias.
|
ASSUNTO (S): Questões do ENEM diversas (Abordando conteúdos
de Química Orgânica, Ambiental, Geral, Físico- Química).
|
GRAU DE DIFICULDADE: Médio.
|
DIMENSÃO POR GRUPO: 10-12 alunos por
grupo, assim observa-se o total de alunos presentes em sala de aula para
dividir os grupos.
|
COMPOSIÇÃO DO MATERIAL: TNT, cartolina, caixa de sapato,
impressões, papel adesivo
|
QUANTIDADE DE PEÇAS: Dois painéis, uma
caixa, vinte questões, vinte estrelas, folha contendo competência e
habilidade e gabarito.
|
OBSERVAÇÕES:
·
Os alunos no início da aula vão ter contato com o painel
dois para organizarem suas ideias no momento de responder as questões.
·
A sala poderá ser dividida em três grupos, dependo do
total de alunos presentes.
·
Será feito um sorteio para saber qual a ordem a ser
seguida no momento de responder as questões (o professor decide a forma de
realização desse sorteio).
·
Cada grupo vai responder a uma questão retirada do painel
um utilizando o painel dois (é necessário fazer uma associação).
·
Cada questão acertada vai valer uma estrela.
·
Não será permitida troca de informações entres membros de
grupos opostos ou qualquer outro de aborrecimento que atrapalhe o andamento
da atividade, sobre pena de perder uma estrela.
·
O desafio acabar quando a aula chegar ao fim, mesmo que nem
todas as questões não tenham sido respondidas.
·
Vencerá o desafio a equipe que no final da atividade
estive com a maior quantidade de estrelas.
·
Quando as questões estiverem sendo retiradas do painel
cabe ao professor identificar essa questão e ler qual competência e
habilidade está sendo trabalhada com aquela questão.(Obs! Só apenas caso o aplicador desejar criar suas competências e habilidade de cada questão)
|
DESCRIÇÃO DE
COMPETÊNCIA E HABILIDADE POR QUESTÃO
Q1- Competência
3, Habilidade 12.
Q2- Competência
3, Habilidade 12.
Q3- Competência
6, Habilidade 21.
Q4- Competência
7, Habilidade 25.
Q5- Competência
5, Habilidade 18.
Q6- Competência
6, Habilidade 21.
Q7- Competência
6, Habilidade 21.
Q8- Competência
5, Habilidade 17.
Q9- Competência
3, Habilidade 8.
Q10- Competência
3, Habilidade 10.
Q11- Competência
7, Habilidade 24.
Q12- Competência
7, Habilidade 23.
Q13- Competência
3, Habilidade 12.
Q14- Competência
7, Habilidade 24.
Q15 ------
Q16 ------
Q17- Competência
7, Habilidade 24.
Q18- Competência
7, Habilidade 24.
Q19- Competência
5, Habilidade 17.
Q20- Competência
7, Habilidade 24.
Q21- Competência
7, Habilidade 24.
Q22- Competência
4, Habilidade 15.
NOME: Baralho Químico
|
OBJETIVOS:
1. Trabalhar com questões da tabela periódica
formando famílias.
2. Trabalhar o respeito e interação.
|
ELABORADORES: Jerlane Castro
|
ANO: Primero ano do
ensino médio
|
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Natureza
e suas Tecnologias.
|
ASSUNTO (S): Questões da tabela periódica
|
GRAU DE DIFICULDADE: Médio.
|
DIMENSÃO POR GRUPO: até 4 jogadores,
seguindo as mesmas regras do baralho.
|
COMPOSIÇÃO DO MATERIAL: Cartas coloridas com elemento e seu
número atômico, papel adesivo, guardado dentro de uma caixa de relógio
restaurada.
|
QUANTIDADE DE PEÇAS: 30 cartas.
|
FICHA DE JOGO
OBSERVAÇÕES:
·
Os alunos no início do jogo, os jogadores vão ter contato
com as cartas.
·
Poderá conter até 5 jogadores.
·
Será feito uma mistura nas cartas, e depois de
embaralhadas, dívida entre os jogadores, (Lembrando que o jogador adversário
não poderá ver as suas cartas, mesma regra do baralho tradicional)
·
Não será permitida troca de informações entres adversário
com intenções de atrapalhar o jogador que estiver puxando a carta.
·
O desafio acabar com o jogador que formar a primeira
família completa, tornando-se o vencedor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.