Na ocasião, os bolsistas tiveram acesso ao regulamento do PIBID, conheceram seus direitos, deveres e puderam participar do planejamento das atividades do ano letivo.
terça-feira, 29 de dezembro de 2015
Apresentação do programa PIBID Química - IFCE Quixadá
Apresentação realizada durante a primeira reunião geral do subprojeto Química - IFCE Quixadá.
Na ocasião, os bolsistas tiveram acesso ao regulamento do PIBID, conheceram seus direitos, deveres e puderam participar do planejamento das atividades do ano letivo.
Na ocasião, os bolsistas tiveram acesso ao regulamento do PIBID, conheceram seus direitos, deveres e puderam participar do planejamento das atividades do ano letivo.
Prática docente para o ensino médio
Os bolsistas de iniciação à docência planejaram e desenvolveram oficinas, aulas práticas e jogos didáticos relacionados à assuntos específicos da área de Química.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
Defesas de Monografias
Defesas de monografias de bolsistas do PIBID - IFCE Quixadá
As bolsistas Angelane de Sousa e Hellen Pinheiro defenderam seus trabalhos de conclusão de curso no mês de dezembro.Angelane apresentou o trabalho "Experimentação investigativa no ensino médio: Um Método de Contextualização de Aulas Experimentais de Química".
Angelane junto aos professores avaliadores de seu trabalho de conclusão de curso. |
A aluna Hellen Pinheiro apresentou o trabalho "Dificuldades enfrentadas por alunos em um curso de Licenciatura em Química".
Hellen e os professores avaliadores de seu trabalho de conclusão de curso. |
Parabéns às novas licenciadas!
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
Grupo de Estudos
Grupo
de estudos sobre formação docente
A professora Natália Parente, coordenadora do PIBID - IFCE Quixadá, promoveu momentos de estudo e discussão sobre temas relacionados à formação docente. Nos encontros, os bolsistas tiveram a oportunidade de fortalecer sua formação didática discutindo sobre assuntos voltados ao ensino, bem como compartilhar suas experiências enquanto bolsistas de iniciação à docência.
Confraternização
Café da manhã de encerramento do ano, bastante agradável
entre pibiadianos e coordenadores.
Desejamos a todos um feliz natal e prospero
ano novo cheios de realizações.
Vídeo: Paródia História da Química
Atuação dos bolsistas do PIBID - IFCE Quixadá, com apresentação da Paródia História da Química,
na Escola Estadual Coronel Virgilio Távora.
Uma das propostas do PIBID - IFCE Quixadá é o ensino contextualizado de Química. Desta forma, os alunos são incentivados a promover atividades que possam atrair o olhar dos estudantes de nível médio para a ciência, de forma a melhorar seus interesses.
Com este foco, o aluno José Rodrigues criou uma paródia sobre a historia da química. A paródia conta de forma simples algumas etapas da construção do conhecimento em Química.
A escolha do tema da paródia partiu da observação das dificuldades dos alunos atendidos pelo programa.
A escolha do tema da paródia partiu da observação das dificuldades dos alunos atendidos pelo programa.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Bolsistas apresentam trabalhos no evento Mundo Unifor
No mês de outubro os bolsistas Leonardo Rodrigues, Mônica Sá, Napoleão Evangelista e Gabriela Saldanha apresentaram artigos no evento Mundo Unifor, ocorrido entre os dias 19 e 23. Assim, cresceram com mais uma experiência em seus currículos e vida profissional.
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
PIBID em Ação! A História da Química de um Jeito Diferente
Teatro da Química
As técnicas de ensino passaram ao longo do tempo por muitas transformações. No ensino de química essas transformações abriram espaço para metodologias de ensino inovadoras, que fazem o uso de recursos com o objetivo de estimular o envolvimento dos alunos nas aulas de química. Neste contexto, emergem a música, o teatro e o uso de jogos como estratégias de ensino. Essas ferramentas são alternativas para motivar e envolver o aluno através de uma abordagem com caráter lúdico e significativo.
Assim, a Comissão de Teatro e Eventos do PIBID - IFCE Quixadá, vem trabalhando na produção
de paródias e peças teatrais. No mais recente trabalho, as bolsistas Davilene
Sousa e Angelane Sousa produziram a peça teatral Historiquimicando, um teatro de rua que conta a história da química.
A peça foi apresentada na feira de ciências da E.E.M Coronel Virgílio Távora e contou com a participação de vários bolsistas. Confira o vídeo abaixo.
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Aplicação de jogos didáticos para o ensino de química
"O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu dos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
Affonso Romano de Sant'Anna
Aplicação do jogo Roda a Roda da Química na Escola E.E.M César Cals de Oliveira Filho na turma de 1º ano pelas bolsistas Jessica Mauricio e Karla Nathielle.
Atuação do PIBID Química em Aulas Práticas (Teste de Chama)
O Teste de Chama é
um importante método de identificação, principalmente de cátions metálicos,
utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as interações atômicas
através dos níveis e subníveis de energia quantizada. “Quando um objeto é
aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um
exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles
emitem uma cor vermelha intensa”
Aula prática realizada na Escola E.E.M Cesár Cals de Oliveira Filho, com a turma de 1º ano pela bolsista Mônica Rodrigues.
Análise de plantas medicinais - Noni
Química no contexto medicinal
As plantas acompanham o homem desde o seu surgimento, possuindo importante função na manutenção de sua saúde de forma nutricional e medicinal.
O Brasil é um dos países que possuem uma grande diversidade de fauna e flora. Visto que o Brasil é um país que se encontra em desenvolvimento grande parte de sua flora ainda não foi explorada, desta forma muitos constituintes presentes nessas espécies nativas ainda não foram identificados.
O noni (MorindaCitrifoliaLinn) é uma planta originária da Ásia e difundida em diversas partes do mundo. No Brasil a planta foi disseminada recentemente. No conhecimento popular várias partes da planta possui a capacidade de curar ou prevenir diversos enfermos, dentre eles câncer, diabetes, asma, hipertensão, etc.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamenta as normas sanitárias no Brasil proíbe qualquer comercialização do noni, pois suas verdadeiras interações com o organismo ainda não foram identificadas.
Muitas pesquisas brasileiras com o noni apresentadas em congressos, revistas e jornais tem o propósito de identificar a presença de metabólitos primários e secundários, bem como realizar outros testes físico-químicos e biológicos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida.
Autor: Leonardo Sobreira Rodrigues
Assinar:
Postagens (Atom)